Buscar

CORRIDA EM TRILHA: BENEFÍCIOS.


Utilizando-se de pesquisas, de sites que tratam do tema, e especialmente da experiência particular que temos com esta modalidade, trazemos abaixo alguns dos pontos fundamentais que nos fazem trabalhar com ela. Espero que você curta este conteúdo e que ele te inspire a praticar ainda mais, ou, a iniciar suas aventuras nas mais diversas trilhas espalhadas pela natureza, em eventos esportivos ou não.

MELHORA A RELAÇÃO COM A NATUREZA: Aumento da sintonia com a natureza, pelo contato físico e emocional, auxiliando a reconhecê-la e a preservá-la. Estar diante da natureza é poder admirar suas paisagens e sua magnitude, um ambiente em constante modificação e que precisa ser cuidado.


MELHOR PARA A MENTE: O ar puro e o contato com a natureza aliviam o estresse e a ansiedade, ou seja, é uma excelente ferramenta para a mente. Um Estudo coreano esclareceu os benefícios psicológicos de breves caminhadas em áreas florestais. Mais do que realizar uma atividade física, está modalidade aprofunda seus efeitos positivos pois o ambiente é diferente, inclusive do nosso cotidiano.


MAIS DESAFIOS, MAIS CONFIANÇA: Como as trilhas sempre serão diferentes pela inconstância da natureza, mesmo correndo em um mesmo percurso, o desafio está garantido e isso desenvolve sua confiança e autodeterminação. O tempo, somado as varições climáticas contribuem para que uma trilha nunca seja igual, sendo assim, não há como ser monótono, nem como perder o charme e o desafio de querer fazer mais em melhor, o que abre seu apetite por conquistar novas marcas.


MENOS IMPACTO: Tem menos impacto articular, dependendo do percurso, pois o terreno é geralmente mais macio. Isso reduz o risco de lesões articulares, especialmente se acompanhado de um treinamento específico. As trilhas são formadas por terra batida, gramados, terrenos mais fofos que o asfalto, e esta característica produz um efeito amortecedor nas suas articulações, em especial nos tornozelos, joelhos e quadril. Sendo assim, as chances de se machucar com o trabalho continuado são menores, basta adaptar as articulações com treinamento específico que ajude com a instabilidade da pista.


MELHORA SEU FÍSICO: Desenvolvimento cardiorrespiratório, da força, do equilíbrio, agregando ações musculares mais profundas pela variabilidade de terreno (percursos instáveis e, às vezes, com ampla variação de inclinação). Como cada passada pode ser diferente, pois o contato com o terreno também pode, esta modalidade exige maiores adaptações da estrutura muscular, especialmente nas articulações e isso ajuda no desenvolvimento corporal, enriquecendo sua estabilidade articular, seu equilíbrio e lhe dando melhores condições de saúde para as ações do dia a dia. Ainda, o ar puro somado ao esforço físico garante uma boa receita para a melhora da capacidade aeróbica, indicativo de sobrevida com mais saúde e qualidade.


GASTA MAIS CALORIAS: Maior gasto calórico se comparado com o asfalto, incluindo o fato de trabalhar mais grupos musculares. Esta variável, comparando-se mesmas distâncias (trilha/pista) se dá justamente pelo trabalho muscular mais amplo e as vezes mais intenso pelas constantes variações de terreno e inclinação. Senso assim, para aqueles que querer gerar mais esforço durante treinamentos e provas, a busca pelo "off-road" é um opção excelente para sobrecarregar o corpo.

Quer saber mais sobre o tema? Pesquise na internet a respeito e verá que tem muito mais informações disponíveis sobre esta deliciosa modalidade! Mas não fique só na leitura, permita-se sentir tudo isso na prática.


FAÇA PARTE DA TRAIL IN MOTION.


0 visualização

Posts recentes

Ver tudo
Siga nossas
Redes Sociais
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

Follow Us on Instagram:

@proativ_eventos

©2018 Pro-Ativ Eventos Esportivos

Fone: (41) 9.9161.8133 | (41) 9.9931.2551

Curitiba/PR