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CORRIDA EM TRILHA: TREINAMENTO.



TREINAMENTO GERAL:


Similar ao que você já faz tradicionalmente para corridas de rua, procure ter um treinamento regular de corrida variando a intensidade: Maior Volume = menos intenso / Menor volume = mais intenso.


A variação de intensidade é um importante instrumento para uma preparação que o qualifique aeróbica e anaerobicamente, e isso lhe permite fazer mais e melhor quando esta no plano ou quando encontrar aclives e declives.



TREINAMENTO ESPECÍFICO


Como os percursos em trilha são irregulares, preparar seu corpo para esta inconstância, cuja passada e pisada variam, e as ações articulações também (tornozelo, joelho e quadris), é imprescindível.


E é ai que entra o princípio da especificidade: trabalhar especificamente para aquilo que pretende desempenhar, e nesse caso, nada melhor do que fazê-lo nas próprias trilhas, ou, em locais que lhe garantam variação de terreno (grama, areia, terra, etc).



TREINAMENTO COMPLEMENTAR


Além do treinamento regular (geral), e de incluir sessões características da trilha, com variação de terreno (específico) o corredor trail também deve buscar ampliar seu trabalho complementar para garantir uma adaptação mais rápida e reduzir os riscos de se machucar.


A prática de exercícios resistidos, de flexibilidade, e principalmente de equilíbrio (articulações e core) são algumas das indicações e podem ser encontradas em sessões bem prescritas de: musculação, calistenia, cross training, rotina de alongamentos, pilates, yoga, treinamento de agilidade, pliometria, isometria e outros que envolvam instabilidade.


DICAS:


Procure um profissional de educação física e se oriente. Ele é a pessoa indicada para uma correta prescrição;

Procure os grupos de corrida (assessorias), pois além do profissional qualificado também estará inserido num ambiente especifico para a prática e que poderá te guiar para as trilhas;

Acompanhe os eventos de corrida trail e se aventure. Comece praticando com calma, reconhecendo as diferenças e como seu corpo de manifesta. Aos praticantes assíduos, treine corretamente para fazer mais e melhor;

Varie seu treinamento inserindo sem sessões características, desde a variação de inclinação em esteiras, corridas em parques e praças, na areia de campos de futebol ou da praia, estradas de chão (off road), sempre buscando mudar terreno e inclinação.


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